Pintura de Piso com Tinta Epoxi
13 de setembro de 2018
Entenda os principais aspectos da tinta poliuretano.
Saiba tudo sobre tinta poliuretano e como utilizá-la corretamente
21 de dezembro de 2022

Tinta epóxi: características, aplicações e suas principais vantagens

Conheça as vantagens da utilização da tinta epóxi.

A tinta epóxi é uma ótima opção para quem quer dar um brilho extra aos seus pisos. E quando o assunto é a superfície na qual ela será aplicada, o produto torna-se extremamente flexível. 

Essa tinta também é um dos materiais de pintura mais resistentes e duráveis disponíveis no mercado. Logo, o resultado não poderia ser outro senão uma alta demanda.

As qualidades e vantagens dessa tinta atraem diversos profissionais da área industrial, que buscam justamente uma melhor qualidade para os seus serviços.

Neste artigo, falaremos tudo sobre a tinta epóxi, sua composição e como pode ser aplicada.

 

Tinta epóxi: características

Tinta epóxi tem características que a tornam fundamental para certos usos.

Comparada a outras tintas, a epóxi se destaca facilmente pela sua qualidade e consistência. E ao contrário do que muitas pessoas pensam, o seu uso não está restrito somente a pisos. 

Na verdade, ela pode ser usada não só em paredes, mas também superfícies de madeira, sempre apresentando facilidade de aplicação e um alto brilho, além de transmitir beleza e uniformização. 

E tratando-se de brilho, é relevante dizer que sua produção é feita em qualquer grau de brilho, brilhante, semi-brilho, fosco e semi-fosco.

Além disso, essa tinta fornece um revestimento protetor, resistente, durável e de fácil manutenção. 

Graças às suas propriedades, a tinta epóxi resiste ao desgaste natural, produtos químicos e ainda tem uma fácil limpeza. E é justamente aqui que esse produto se destaca. 

Uma tinta acrílica comum, sem epóxi, eventualmente começará a descascar facilmente — principalmente em lugares de grande tráfego. Já a tinta epóxi irá aderir ao concreto de forma fácil e eficiente, tornando o trabalho mais duradouro e resistente. 

A diferença entre as duas está na base. A tinta acrílica tem sua base de resina acrílica diluída em água potável, bem diferente da epóxi que conta com uma base forte que a fornece durabilidade e consistência.

Em função de tantos pontos positivos no uso da tinta epóxi, ela acabou se tornando extremamente requisitada no setor industrial.

Chefes de obra, engenheiros e outros profissionais da área estão constantemente optando por essa tinta para as suas obras.

 

Como utilizar tinta epóxi?

Confira os cuidados de utilização da tinta epóxi.

Sabemos que a tinta epóxi é sim um produto de muita qualidade e que entrega diversas vantagens quando aplicada. Porém, como o foco é extrair todo o seu potencial, precisamos de atenção aos procedimentos prévios à sua aplicação. 

 

Prepare a superfície adequadamente 

Primeiro, vamos ao passo que é provavelmente o mais importante dos processos antes da aplicação da tinta epóxi. 

A preparação ideal da área na qual o material será aplicado é fundamental para ocorrer a aderência correta da tinta com a superfície. Sem esse preparo, a aplicação poderia falhar, o que eventualmente levaria a despesas com reparos. 

Portanto, o processo de preparação da superfície jamais pode ser subestimado. Na hora da aplicação, é necessário que ela esteja ligeiramente áspera, permitindo sua ligação e adequação ideal ao primer epóxi.

Além disso, também é preciso que a superfície esteja livre de elementos químicos que possam impedir uma boa finalização do serviço. 

 

Use os equipamentos corretos

Assim como é preciso atenção ao preparo da superfície para a aplicação da tinta, também é necessário estar atento ao equipamento usado no trabalho. Afinal, precisamos de um material a altura para a qualidade da tinta epóxi. 

Em caso de pintura manual, o ideal é usar pincel ou rolo de lã de carneiro na hora da aplicação. Ou, para quem deseja mais agilidade no processo, pode usar o compressor ou até mesmo a pistola de tinta. 

Mas atenção, tome cuidado na hora de finalizar, pois não pode haver falhas na finalização da pintura. Então fique atento a possíveis defeitos na superfície. 

 

Outros cuidados no uso da tinta epóxi

  • Misture a tinta antes e depois da aplicação;
  • Evite aplicar a tinta em dias chuvosos, principalmente sobre a superfície quente;
  • Evite reparos excessivos, a aplicação deve ser por igual;
  • Prepare somente a quantidade de tinta que irá utilizar;
  • Tente não fazer retoques isolados após a secagem da tinta.

 

Tinta epóxi: linha Globaldur

A imagem está embaçada. É um hall de aeroporto. Normalmente aeroportos usam tinta epóxi nos pisos.

A linha Globaldur possui diversos produtos com epóxi em suas bases, oferecendo, assim, um serviço completo, de qualidade e duradouro — do início até o acabamento.

Veja a seguir todos os itens da linha dentro de suas devidas categorias: 

 

Epóxi poliamida (acabamento)

Esses produtos possuem revestimento desenvolvido à base de resina epóxi, cargas, pigmentos e aditivos especiais, de baixa espessura e catalisador com poliamida. 

São indicados para máquinas, equipamentos industriais, laboratórios, superfícies de aço, indústrias petroquímicas, indústrias de papel e celulose e superfícies de carbono ou concreto.

São eles:

  • GLOBALDUR 301;
  • GLOBALDUR 302;
  • GLOBALDUR 305;
  • GLOBALDUR 306.

 

Epóxi poliamida alta espessura (Low Voc)

Sua base é a mesma dos produtos anteriores. A diferença é que esse produto é ecológico, de altos sólidos e desenvolvido com baixo teor de voláteis orgânicos (Low Voc). 

Também são indicados para máquinas, equipamentos industriais, laboratórios, superfícies de aço, indústrias petroquímicas, indústrias de papel e celulose e superfícies de carbono ou concreto.

Veja:

  • GLOBALDUR 311 AE;
  • GLOBALDUR 315 AE DF;
  • GLOBALDUR 316 AE DF.

 

Epóxi poliamida (alumínio)

Com a mesma base e indicações dos itens anteriores, esses produtos possuem secagem mais acelerada em relação aos similares do mercado. Alguns deles são:

  • GLOBALDUR 326;
  • GLOBALDUR 328 AE DF.

 

Epóxi poliamida de alta e baixa camada 

Estes são indicados para reparos de pisos de concreto, correção de trincas, buracos e desgastes. O epóxi poliamida de alta camada é específico para reparos mais grossos, ao passo que o epóxi poliamida de baixa camada é específico para os mais finos e delicados. 

  • GLOBALDUR 336;
  • GLOBALDUR 338.

 

Epóxi poliamida

Estes vão desde o selador até o primer e contam em unanimidade com poliamida em suas canalizações:

  • GLOBALDUR 341 (CLEAR);
  • GLOBALDUR 347 (SELADOR);
  • GLOBALDUR 351 DF;
  • GLOBALDUR 361 (PRIMER);
  • GLOBALDUR 363 (PRIMER COM FOSFATO DE ZINCO);
  • GLOBALDUR 364 ÚMIDO X ÚMIDO (PRIMER);
  • GLOBALDUR 365 (PRIMER);
  • GLOBALDUR 371 AE (PRIMER);
  • GLOBALDUR 381 PRIMER RICO EM ZINCO;
  • GLOBALDUR 383 AD (ANTIDERRAPANTE).

 

Normalizados

Os produtos normalizados são os que atendem a Norma Petrobras N-1256. Eles, além de terem a mesma composição dos produtos anteriores em sua base, também contam com uma alta resistência a álcalis, soluções salinas, água doce e salgada. 

  • GLOBALDUR N-1265;
  • GLOBALDUR N-1761;
  • GLOBALDUR N-2630;
  • GLOBALDUR N-2678.

 

Globalcolor: tintas industriais

Dutos industriais para transporte de líquido, pintado em verde.

Fabricamos tintas desde 2003 com o foco na entrega de um serviço de qualidade para a satisfação dos nossos clientes.

Para isso, contamos com um fluxo produtivo eficiente, laboratórios de controle de qualidade, desenvolvimento, respeitando o meio ambiente e atendimento às normas vigentes. 

Visite nosso site para conhecer nosso trabalho e toda a linha de produtos.