Adicione lentamente o catalisador (componente B) sobre a tinta (componente A). Homogeneizar completamente a mistura, deixando descansar de 5 a 20 minutos, que é o tempo de indução (Consulte boletim técnico para conferência!) Diluir sempre com o diluente indicado, antes de iniciar a aplicação.
Produtos à base de resina epoxi ou poliuretânica possuem tempos de vida útil da mistura (pot life) diferenciados. Assim, para o alcance do melhor desempenho no uso dos mesmos, consultar o boletim técnico dos produtos. Prepare somente a quantidade que será utilizada durante o tempo de uso. Nunca guarde tinta catalisada, pois irá endurecer por completo, após o POT LIFE.
É de extrema importância seguir corretamente a proporção de mistura dos componentes, caso isso não ocorra, teremos graves problemas relacionados a: alastramento, aspecto, secagem e cura, brilho, aderência, resistência física, química, às intempéries e outras.
Última dica muito importante, limpe muito bem todos os equipamentos de pintura (pistolas, tanques, mangueiras e utensílios diversos) após a cura será quase impossível sua remoção, principalmente em equipamentos onde não é possível promover um atrito na limpeza; como por exemplo o interior das pistolas de pintura.
2 Comentários
Prezados,
Apliquei tinta PU na piscina, porém misturei simultaneamente o catalisador e o diluente sem respeitar o tempo de indução. Isso afeta só a aplicação ou pode comprometer a qualidade do produto? Eu homogeinizei bastante a mistura e ela secou bem. Obviamente escorreu um pouco, pois não deu viscosidade no início. Obrigado pela atenção.
Para uma perfeita aplicação de produtos bi-componentes, é primordial que haja o processo químico da catálise do produto final, onde há reação entre a tinta (componente A) e o catalisador (componente B). A proporção da mistura é sempre formulada e balanceada para uma reação entre as moléculas da mistura, que em laboratório chamamos de balanço estequeométrico, ou seja “mistura perfeita”. Quando a mistura é realizada de forma unificada: tinta + catalisador + diluente, pode-se ocorrer dispersão desta combinação, em função do diluente que está “quebrando” a proporção devida. Desta forma, pode haver sim comprometimento na qualidade final do produto. Esperamos ter respondido sua dúvida, e estamos à disposição para maiores esclarecimentos!!