Entenda os principais aspectos da tinta poliuretano.
Saiba tudo sobre tinta poliuretano e como utilizá-la corretamente
21 de dezembro de 2022
Tinta esmalte é à base de solvente
Tinta esmalte sintético: versatilidade e resistência no acabamento
9 de fevereiro de 2023

Quando e como utilizar tinta à base de água?

Tinta à base de água não utiliza solvente

Seja para pinturas domésticas ou para grandes instalações industriais, a tinta à base de água pode ser usada em diferentes superfícies. Esse tipo de produto oferece diversas vantagens, como secagem rápida e bom alastramento.

No entanto, para ter bons resultados, é preciso escolher o tipo de produto correto para cada superfície, bem como seguir as instruções de aplicação e realizar a manutenção de rotina da pintura. 

Quer entender melhor como funciona a tinta à base de água e quais as aplicações deste produto? Continue a leitura! 

 

Tinta à base de água e suas principais características

A tinta à base de água não utiliza solventes (a exemplo da aguarrás) na composição. Nesse caso, a água é utilizada para transportar o pigmento e os aglutinantes da tinta, além de servir para diluir a tinta e para a limpeza das superfícies pintadas.

À primeira vista, a falta de componente químico pode levar a uma falsa sensação de que o produto não é eficaz, mas não é verdade. Esse tipo de produto oferece diversas vantagens, entre elas, a possibilidade de aplicação sobre tintas à base de solvente — enquanto o contrário não é possível. 

Outro ponto positivo é que a tinta aquosa pode ser aplicada em diversas superfícies (internas e externas), desde que recebam fundos específicos para pintura e evitar a oxidação. Assim, madeira, gesso, alvenaria, PVC, fibrocimento, plástico e metal estão entre os materiais que recebem as tintas aquosas. 

Como a água é uma fonte rica para a proliferação de microorganismos, as tintas à base de água recebem biocida para evitar a formação de bactérias, fungos e algas que podem danificar a pintura. 

Além disso, as principais características das tintas à base de água são:

  • resistência ao amarelamento causado pela ação do tempo;
  • secagem rápida;
  • facilita a limpeza com água e sabão ou pano úmido;
  • a tinta à base de água não necessita de diluente para ser removida da superfície;
  • ecológico;
  • fácil aplicação;
  • boa cobertura e alastramento.

 

Qual a diferença da tinta à base de água e tinta sintética? 

Fundo azul com rolo de pintura com tinta azul.

As tintas à base de solvente eram as escolhidas na hora de pintar diferentes superfícies. No entanto, a melhoria nos processos de fabricação das tintas à base de água e a preocupação com o meio ambiente levaram ao crescimento da preferência pelas tintas aquosas.

Apesar disso, as tintas com solventes são recomendadas para superfícies expostas às intempéries, como os raios solares e chuvas frequentes. Mas o recomendado é escolher solventes com a menor taxa de emissão de VOC (Composto Orgânico Volátil). 

Entre as principais diferenças entre tinta à base de água e solvente, temos a utilização de determinados produtos químicos para limpeza, diluição e remoção das tintas que utilizam solvente. Enquanto isso, a tinta aquosa necessita apenas de água. 

Além disso, as tintas aquosas secam mais rapidamente que as tintas à base de solvente. Por exemplo, a tinta acrílica da Globalcolor Tintas Industriais tem secagem ao toque em 1h, 4h entre as demãos e 12h para secagem total da superfície. 

Outro ponto importante é quanto ao cheiro exalado por cada tipo de produto. Isso porque a tinta com solvente exala forte odor e deve ser utilizada em ambientes ventilados e abertos. Mas as tintas aquosas podem ser aplicadas em espaços fechados, sem a necessidade de paralisação das atividades. 

 

Tinta à base de água e acabamento

O acabamento mais comum da tinta à base de água é o fosco, mas também é possível encontrar produtos com acabamento brilhante, semibrilho e acetinado — com intensidade de luminosidade menor que as das tintas de óleo. 

 

Como aplicar tinta à base de água

Fundo amarelo com balde de tinta vermelho e pincel.

Como dito anteriormente, caso seja necessário, a tinta à base de água precisa ser diluída com água. Geralmente, a quantidade de líquido e as orientações para a realização correta do processo, são indicadas na embalagem do produto. 

É importante diluir a tinta para garantir a aderência e um melhor alastramento na superfície. Esse processo precisa ser feito com a quantidade correta de água, do contrário, pode interferir no acabamento, atrapalhar a aplicação e o retoque posterior da cor.

De todo modo, a diluição da tinta aquosa depende do tipo de equipamento utilizado para a aplicação na superfície. A aplicação com pincel ou rolo necessita de 10% de água, enquanto a pistola requer 20%. 

Sobre a diluição, outro ponto importante é que algumas tintas à base de água necessitam de porcentagem diferente de diluição para a 1ª e 2ª demãos. Por exemplo, a tinta látex acrílico fosco requer de 20% e 10% de água, respectivamente. 

Além da diluição, é necessário escolher o equipamento correto para aplicação, segundo o tamanho e tipo de superfície. Alguns fabricantes de tintas oferecem produtos que podem ser usados em diferentes ferramentas, facilitando a pintura. 

Saiba também: Por que comprar diluente é um bom negócio?

 

Linha Globalcolor de tintas à base de águaA Globalcolor tem diversos produtos à base de água no catálogo

Entre os mais de 150 produtos, a Globalcolor oferece tintas e derivados à base de água, para diferentes segmentos. Os produtos são resistentes a intempéries, têm baixo respingamento na aplicação, ótima capacidade de pintura, entre outras vantagens. 

Conheça a seguir três produtos da linha: 

 

Acrílico econômico fosco

Produto desenvolvido à base de emulsão acrílica modificada, cargas minerais, pigmentos isentos de metais pesados, aditivos e água. A tinta à base de água é econômica, protege e decora superfícies internas, com boa cobertura e fácil aplicação.

Possibilidades de aplicação: alvenaria, reboco, concreto, massa corrida, textura, madeira, fibrocimento, metais, gesso.

 

Bate pedra

O selante é um produto à base de água desenvolvido com emulsão acrílica modificada, cargas minerais, pigmentos especiais, aditivos e água. Entre as vantagens, proporciona filme flexível e aderente de excelente resistência a batidas de pedra e resistência à corrosão, sendo também utilizados em outros sistemas de pintura.

Possibilidades de aplicação: emborrachamento de carros, caminhões e equipamentos industriais; e proteção de chassis, porta-malas, assoalhos, pára-lamas, teto, carrocerias de caminhões.

 

Epóxi base de água 

A tinta epóxi é um monocomponente desenvolvido à base de polímero acrílico modificado, combinado com emulsão epóxi, cargas minerais, pigmentos isentos de metais pesados, aditivos e água. 

Possui secagem rápida, ótima resistência às intempéries sem a ocorrência de calcinação, boa resistência à abrasão, baixo odor e ação antimofo, além de excelente aderência em diversos tipos de substratos. 

Possibilidades de aplicação: superfícies internas e externas de azulejos, pastilhas, pisos de concreto, reboco, vidro, metais, madeira, aço carbono, ambientes expostos à umidade que necessitem resistência à limpeza frequente (banheiros, cozinhas, lavanderias). 

 

Globalcolor Tintas Industriais

No ramo de fabricação de tintas industriais e derivados desde 2003, a Globalcolor tem um amplo portfólio de produtos para aplicação de diversas superfícies. Toda a empresa está preparada para atender pequenos, médios e grandes volumes, com agilidade, responsabilidade ambiental e eficiência.

Entre os diferenciais, a Globalcolor se destacar por: 

  • laboratórios de controle de qualidade e desenvolvimento;
  • atendimento para pequenas, médias a grandes quantidades;
  • Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015;
  • pedido pronto em até 48h.

Acesse o site e conheça a Globalcolor